Barega para baixinhos
João Alves Cangussu, mais conhecido por Barega é praticamente um patrimônio do vilarejo de Arraial d'Ajuda em Porto Seguro, Bahia. Assim como no lugar mágico, mais conhecido por Arraial, Barega é sempre acessível a todo mundo. Seja através da sua charmosa Pousada Cravo e Canela - em Arraial - onde recebe pessoas de todos os cantos do mundo; seja pelos jantares simples ou sofisticados onde é contratado para servir a alegria do paladar dos felizardos; ou, por seus trabalhos sociais junto à uma comunidade espirita. Através da receptividade, da gastronomia, e até das artes plásticas - onde possui um belo acervo que decora a casa de muitas pessoas, inclusive a sua, com belas imagens pendentes no teto - Barega contagia à todos com seus talentos e carisma. E quando parecia que não faltava alcançar mais nenhum público, o João Alves Cangussu, nascido em Pavão, Minas Gerais, lança o seu primeiro livro - uma obra infantil: A Onça que Queria Falar, Editora Couves, com ilustrações de Sandra Lavandeira. Uma ilustradora de livros argentina que mora também em Arraial d'Ajuda, desde 2011.
Ainda que a biblioteca de sua casa seja repleta de clássicos, muitos livros estrangeiros - alguns até dificeis de ler - foi com o público infantil que Barega quis falar com a sua primeira publicação. Uma história fantasiosa que conta sobre uma onça que queria falar com humanos, e pedindo ajuda aos outros animais daquela selva, sai em busca do seu grande objetivo.
E de olho nas tendências atuais, Barega e Sandra foram espertos, colocaram também nas prateleiras, um livro de colorir, com a mesma história, onde as crianças - ou até adultos - que curte a prática do colorir, pode "ilustrar" seu próprio livro.
A Onça que Queria Falar está disponível (endereços). E para quem quiser conhecer sua pousada charmosa que ambienta sua gastronomia, suas artes e sua hospitalidade, o espaço fica na Rua Santo Antônio, nº 9, Arraial d'Ajuda, Porto Seguro - BA.
entre em contato conosco por dominiqueromeu@gmail.com